Problema
- A máquina de lavar exibe a mensagem de erro EF0, EFo, EF3 ou emite 15 bips/pisca 15 vezes
Aplicável a
- Máquina de lavar de carregamento frontal (encastrável e de livre instalação)
Resolução
1. Utilize menos detergente
- Usar muito detergente pode provocar espuma em excesso.
- Desligue o aparelho e deixe-o estabilizar durante algumas horas até que a espuma diminua e de seguida experimento o aparelho novamente.
2. Limpe a gaveta dispensadora
- Se a gaveta dispensadora ou a placa aspersora sobre a gaveta estiver muito suja ou coberta com calcário, a água pode fluir para fora e provocar o problema.
- Limpe a gaveta dispensadora de acordo com o manual do utilizador e experimente o aparelho novamente.
3. Verificar roupa presa na máquina
- Roupa presa entre o vedante da porta e o vidro podem provocar fuga na porta e deixar que a água escorra pela frente e para baixo para a bandeja da base.
- Desligue a alimentação de água e energia da máquina e coloque uma toalha no chão atrás da máquina de lavar.
- Incline o aparelho um pouco para trás, para que haja cerca de 10 a 15 cm entre o chão e a prancha na frente.
- Mantenha o aparelho na posição durante cerca de 30 a 40 segundos para permitir que a água na bandeja da base flua para a toalha.
- Baixe o aparelho para o chão e volte a ligá-lo.
- Verifique a alimentação de água e a drenagem.
- Verifique se os filtros na mangueira de entrada e válvula de água estão limpos (onde a mangueira de entrada está aparafusada ao aparelho e na torneira da água).
- Inicie um ciclo de lavagem e veja se o problema foi resolvido
4. Verifique a existência de fuga na base - filtro de cotão
- Retire o filtro e limpe-o de acordo com o manual do utilizador
- Verifique se o filtro está danificado.
- Se o filtro estiver intacto, volte a encaixá-lo e aperte-o com firmeza com a mão.
5. Verifique a mangueira de fornecimento de água
- Qualquer fuga na mangueira pode fazer com que a água flua para dentro da máquina junto ao painel posterior, pelo que verifique a ligação da mangueira de alimentação de água para a torneira e máquina.
- Se esta for a causa, a máquina deve ser inclinada conforme exibido em ""Verificar roupa presa na máquina"" para que a máquina possa iniciar novamente.
6. Verifique o vedante da porta
- O erro pode ser provocado por fuga no vedante da porta da máquina.
- Verifique-o abrindo e examinando o vedante da porta.
- O vedante não deve estar danificado, rachado ou ter buracos.
- Se o vedante da porta estiver avariado, deve ser substituído por um técnico. Não utilize a máquina até estar reparada.
- Desligue a alimentação da água para a máquina.
7. Contacte um centro de assistência autorizado
Se os conselhos acima não resolverem o problema, recomendamos que solicite à Electrolux, a visita de um técnico.
Aviso: Não recomendamos que use o produto até o problema estar totalmente resolvido. Desligue o aparelho e não o ligue até estar certo de que tudo está OK para o fazer.