"Aço inoxidável" que não é inoxidável
O aço conhecido como aço inoxidável é resistente à ferrugem. O metal forma uma camada protetora na superfície, denominada "camada de óxido". Se a superfície for danificada, por exemplo quando uma faca é riscada, o oxigénio do ar cria imediatamente uma nova camada protetora. No entanto, algumas substâncias podem danificar a camada protetora e penetrar nela sem permitir que se regenere. Exemplos destas substâncias são os ingredientes fortes e ácidos como o sal, o limão, o vinagre, o molho de tomate e a maionese. Os detergentes de máquina de lavar loiça contêm ácidos e cloro que também podem penetrar na camada protetora.
- Não deixe os talheres com restos de alimentos no interior da máquina de lavar loiça. Passe os talheres por água antes de os colocar na máquina de lavar loiça ou execute um ciclo de enxaguamento se não pretender lavar a loiça imediatamente. A ferrugem do aço inoxidável poder ser removida com um produto de remoção de ferrugem.
Loiça e talheres com partes oxidáveis
Por exemplo, fatiadoras de queijo ou ovos com um fio de corte corroído. Se os talheres e outros utensílios de aço inoxidável forem expostos a frutos ácidos, ácido acético, ácido lático ou sal durante muito tempo, a ferrugem pode propagar-se.
- Não coloque estes artigos ou peças na máquina de lavar loiça.
O revestimento de plástico dos cestos está danificado
O revestimento de plástico dos cestos da máquina de lavar loiça é muito resistente. Resiste a impactos e aos produtos químicos utilizados nos detergentes de máquina de lavar loiça. No entanto, pode ser danificado mecanicamente se sofrer cortes ou abrasões, por exemplo, causados por lâminas longas e aguçadas colocadas nos cestos. Onde existir um orifício no revestimento de plástico, haverá libertação de ferrugem da estrutura metálica dos cestos.
- Substitua os cestos para resolver o problema.
Canalizações de água feitas de metais diferentes
- Os tubos de água que estão ligados à máquina de lavar loiça pode ser de diversos materiais, como aço galvanizado, cobre e latão. Os diferentes metais podem reagir uns com os outros e provocar corrosão nos tubos. A corrosão acabará por contaminar com ferrugem a água que vai para a máquina de lavar loiça.
- Contacte um canalizador e peça-lhe que verifique o fornecimento de água da máquina de lavar loiça.
Ferrugem flutuante
A ferrugem que existir na máquina de lavar loiça "flutua" pela máquina durante os ciclos de lavagem. Por isso se chama "ferrugem flutuante". A ferrugem flutuante pode fixar-se em qualquer parte da máquina de lavar loiça. Isto pode causar manchas castanhas que parecem ferrugem na porcelana. É ferrugem flutuante que se "fixou" num prato, por exemplo.
- A ferrugem flutuante que se tiver fixado no interior da máquina de lavar loiça tem de ser removida com ácido cítrico em pó ou um produto de limpeza específico.
- Coloque o ácido cítrico em pó ou o produto de limpeza específico no distribuidor de detergente e inicie um ciclo intensivo.
- Quando o ciclo terminar, deixe a porta da máquina de lavar loiça aberta até o interior estar totalmente seco.
- A ferrugem flutuante que se tiver fixado em loiça ou talheres pode ser removida com um produto de remoção de ferrugem.